Assentamentos
Esses são os assentamentos que fazem parte da Cooperativa Camponesa:
Assentamento 1º do Sul
No ano de 1997, no municÃpio de Campo do Meio, foi criado o primeiro assentamento do Sul do Estado de Minas Gerais, na área da antiga Fazenda Jatobá. Recebeu o nome de Projeto de Assentamento Primeiro do Sul e iniciaram sua atividade organizativa através da criação da Associação dos Assentados Familiares do Assentamento Primeiro do Sul (ASFAPSUL), beneficiando assim 42 famÃlias de trabalhadoras rurais. Os aspectos culturais e socioeconômicos deste assentamento mantiveram as caracterÃsticas regionais de produção de café, aproveitando a aptidão do clima e solos para tanto, bem como toda a estrutura de beneficiamento e comercialização já existente na região.
Assentamento Santo Dias
No ano de 2006 no municÃpio de Guapé foi criado o segundo assentamento do Sul do Estado de Minas Gerais, na antiga fazenda Capão Quente. Recebeu o nome de Projeto de Assentamento Santo Dias, onde iniciaram sua atividade organizativa de forma legal através da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Santo Dias (AAFASD), beneficiando 49 famÃlias de trabalhadores rurais. Os aspectos culturais e econômicos deste assentamento permitiram uma maior diversificação da produção tendo como principais linhas produtivas os derivados da cana (açúcar mascavo, rapadura e melado), café, pimenta e leite e sendo as primeiras famÃlias a adquirirem o certificado de produção orgânica.
Assentamento Nova Conquista
No ano de 2014 em Campo do Meio foi criado o segundo assentamento do municÃpio de Campo do Meio, sendo o primeiro na área da antiga Usina Ariadnópolis. Recebeu o nome de Projeto de Assentamento Nova Conquista, beneficiando 13 famÃlias. Tem como principais linhas produtivas o café e a produção de leite e seus derivados. Como forma de se organizarem legalmente as famÃlias criaram a Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Nova Conquista (AAFANC).