Guaií – Cooperativa Camponesa

AGRICULTURA FAMILIAR
Campo do Meio . Sul de Minas . Brasil
Açúcar mascavo orgânico Pimentas orgânicas

Sobre nossos Cafés

A Cooperativa Camponesa está localizada no Sul de Minas Gerais, região responsável em produzir mais de 50% de todo o café do país, e que em clima favorável encontra condições de atingir ótimas classificações de bebida devido a altitude que varia entre 850m e 1.250m e temperatura média anual entre 22 e 24°C. Nossos cafés são 100% arábicas e as variedades mais cultivadas são o Mundo Novo (85%), Catuaí (10%) e com outras variedades (5%).

cafe-guaii-cooperativa-camponesa

Produzimos e comercializamos Cafés Verdes, Cafés Orgânicos (transição) e Cafés Agroecológicos.

Atualmente temos 149 hectares de cafés plantados nos 3 assentamentos e 98 hectares plantados nos acampamentos do entorno, sendo que com a criação do Projeto de Assentamento Quilombo Campo Grande, mais de 3.000 hectares de área serão conquistadas diversificando ainda mais a paisagem. Ou seja, nossa produção está em pleno crescimento podendo chegar a mais de 1.000 hectares de cafés plantados em áreas públicas.

No entanto, para quem acha que os cafés em nossas áreas são plantados em sistema de monocultivos está enganado. Nossos cafés são plantados em lotes de famílias que não ultrapassam 20 hectares e junto ao café está presente o arroz, o feijão, o milho, a banana, a adubação verde, as árvores frutíferas e nativas.

Ainda, temos um projeto em construção que é de viabilizar a produção da maioria dos nossos adubos orgânicos em escala para ser aplicado nas lavouras de café, isso através da agroindustrialização de nossos assentamentos e o reaproveitamento de seus resíduos. Esse projeto se chama “Café Soberano”, onde através dos diversos resíduos de nossas agroindústrias (palha de café, bagaço de cana, esterco de gado), podemos elaborar compostos orgânicos capazes de viabilizar a transição agroecológica também em escala.

Assim, a produção orgânica de café em nossas áreas já é uma realidade, graças as parcerias com a Professora Leda do Instituto Federal do Sul de Minas e a Christian Aid, muitas famílias vem aprendendo na condução das lavouras orgânicas e, para romper com o uso de adubos de síntese química e produzir agroecologicamente hoje, a cooperativa organiza a compra de micronutrientes para o preparo de caldas naturais, e a compra de adubos orgânicos como torta de leguminosa, farinha de osso, composto orgânico, fosfato natural, potássio natural e esterco de gado para aplicação nas lavouras e produção de adubos vivos como o Bokashi e, além de viabilizar o retorno da palha do café da agroindústria para a lavoura.

Assim produzimos cafés agroecológicos, ou seja, sustentáveis e justos e comercializamos, sendo este último para atender a demanda da nossa própria base que será o principal divulgador da nossa marca café Guaií.

Alguns Dados:

  • Área de produção: cerca de 200 hectares
  • Safra 2015: aproximadamente 2300 sacas
  • Nossos cafés agroecológicos estão em transição para o sistema orgânico certificado
  • Vendas: Entre em contato com a Cooperativa
Cooperativa dos Camponeses Sul Mineiro Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Concrab DoDesign-s Design & Marketing